28/05/2014

Equilíbrio dos Chakras com a Aromaterapia


Chakras  + Aromaterapia  = Equilíbrio do corpo, alma e espírito

Chakras.: Eles são “centros de força”, isto é, centros energéticos do nosso corpo que funcionam como portais de energia fazendo a captação, contenção e distribuição desta energia para todos os pontos. Os chakras correspondem a pontos de energia que estão localizados ao longo da espinha dorsal até a cabeça. Quando um destes pontos pára de captar energia ou está bloqueado (em desequilíbrio),  pode nos levar a doenças físicas, transtornos emocionais e psíquicos diversos. Os chakras são elementos de ligação entre os órgãos, as glândula, os centros nervosos do corpo e as forças vitais que animam o corpo físico. A localização dos sete principais chakras corresponde aos principais plexos nervosos e glândulas endócrinas do corpo físico. Os chakras, por sua vez, estão ligados uns aos outros e a determinadas partes da estrutura físico-celular através de canais energéticos sutis conhecidos como “nádis”. Os nádis são constituídos por delgados filamentos de matéria energética sutil. Diferente dos meridianos, os nádis representam uma extensa rede de energias fluídas que se compara, em abundância, aos nervos do corpo.
Se os sete chakras principais estão saudáveis e trocando energia, todo o corpo físico e sutil está nutrido, gerando bem-estar, harmonia e equilíbrio nas nossas ações diárias.

Os 7 principais chakras são:
1. Chakra Raiz – localizado na base da coluna, virado para a Terra
2. Chakra Umbilical – localizado dois dedos abaixo do umbigo
3. Chakra Plexo Solar – localizado na base do estômago
4. Chakra do Coração – localizado no centro do peito para alguns e na altura da glândula Timo para outros.
5. Chakra Laríngeo – na altura da garganta
6. Chakra Frontal – entre os cílios, este é o famoso Terceiro Olho.
7. Chakra Coronário – no topo da cabeça, voltado para p Céu.


 Como equilibrar os Chakras com a aromaterapia. 

O Chakra Raiz
Os centros de chakra da raiz sobre o nosso núcleo precisa de segurança, sobrevivência e subsistência. Quando o Chakra da Raiz é desequilibrado, você vai se sentir sem chão, confuso e não têm a capacidade de avançar. Sem Chakra Raiz equilibrado, é impossível, equilibrar os outros chakras.
Os óleos essenciais para equilibrar este chakra.
Patchouli, Vetiver, Cedro, Mirra.

O Chakra Sacral 
O Chakra Sacral influência a criatividade pessoal variando de expressão artística a resolução criativa de problemas. Desejo sexual saudável e expressão também é controlada pelo Chakra Sacral, apesar de comunicar desejos sexuais também é diretamente afetada pelo Chakra da Garganta. 
Os óleos essenciais para equilibrar este chakra.
Bergamota, Sálvia Esclaréia, Cardamomo, Laranja, Néroli, Rosa, Sândalo e Ylang Ylang.

O Chakra do Plexo Solar
O Chakra do Plexo Solar influência fortemente a sua identidade e o senso de auto-estima. Desequilíbrios podem tomar em pólos opostos que vão desde a baixa auto-estima por todo o caminho a um comportamento arrogante e egoísta. 
Os óleos essenciais para equilibrar este chakra.
Pimenta Negra, Cedro, Canela, Cravo, Cipreste, Coriandro, Gerânio, Gengibre, Grapefruit, Junípero, Hortelã Pimenta, Mandarina, Lemongrass, Petit Grain.

O Chakra do Coração
 O Chakra do Coração influência fortemente a capacidade de dar e receber amor de uma forma saudável. O Chakra do Coração também influência nossa capacidade de lidar com a tristeza de traições de um ente querido ou perder um ente querido devido ao abandono separação ou morte.
Os óleos essenciais para equilibrar este chakra.
Bergamota, Ciprete, Gerânio, Jasmin, Lavanda, Alecrim, Rosa, Sândalo, Tangerina e Ylang Ylang.

O Chakra da Garganta
O Chakra da Garganta influencia fortemente a nossa capacidade de comunicar eficazmente os nossos pensamentos, opiniões, desejos e sentimentos - e apenas como importante, a nossa capacidade de ouvir, ouvir e entender os em nossas vidas diárias. O Chakra da Garganta não só influência o que ouvimos e dizemos através da comunicação verbal, mas também influencia a linguagem corporal e os métodos de comunicação escrita. 
Os óleos essenciais para equilibrar este chakra.
Camomila, Bergamota,  Manjericão, Cipreste, Tea Tree, Hortelã Pimenta, Hortelã do Brasil.

O Chakra do Terceiro Olho
O Chakra do Terceiro Olho influencia as áreas de nossa mente que controlam o nosso senso comum, a sabedoria, a inteligência, a retenção de memória, sonhos, espiritualidade e intuição.
Os óleos essenciais para equilibrar este chakra.
Manjerona, Olíbano, Patchouli, Alecrim, Sândalo, Cipreste, Louro, Vetiver, Jasmin, Rosa.

O Chakra da Coroa 
O Chakra da Coroa influencia o nosso entendimento mais profundo de nós mesmos além do físico ou material.
Os óleos essenciais para equilibrar este chakra.
Jasmin, Rosa, Olíbano,  Lavanda, Néroli, Vetiver, Sândalo, Mirra, Cedro.

Como Utilizar:
Faça uma sinergia, com os óleos que você mais gosta e ou use um óleos somente. Coloque em um bowl, um óleo vegetal, e ou gel de aloe vera. Use uma colher de café bem rasa e coloque 3 gotas de óleos essenciais. E faça massagem em movimentos circulares, de modo bem delicado.

Existem várias formas de utilização dos óleos essenciais para re-equilíbrio dos Chakras. Você pode manipular juntamente nas práticas de meditação, fazer algumas inalações (as inalações ajudam a acalmar a mente), compressa de óleos, entre outras. Eu, particularmente prefiro usá-los na meditação. Experiência fantástica!
Deixo o gostinho e o cheiro pra vocês experimentarem! 

Essas são algumas dicas para re-equilibrar e harmonizar nossos canais de energia.
Gostou da dica? Deixe seu comentário, sugestão de novos assuntos, críticas... Enfim, participe! 

Luz, Amor e Paz a todos!
Fernanda Dal Bosco



Nenhum comentário:

Postar um comentário